segunda-feira, 28 de dezembro de 2015




TURISANGRA COORDENA REUNIÃO DE SEGURANÇA 
PARA EVENTOS DE FIM DE ANO

A Prefeitura de Angra, por meio da Fundação Municipal de Turismo (TurisAngra), realizou uma reunião ampla para definir as estratégias de segurança e apoio operacional para os eventos de fim de ano. Foram convocadas todas as instituições envolvidas, entre elas a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e a Capitania dos Portos. O objetivo principal do encontro foi definir a atuação de cada órgão durante o 'Réveillon 2016 – Angra Alto Astral', para garantir a seguranças das famílias que estiverem participando da virada de ano na Praia do Anil e na Vila do Abraão e também dos foliões que forem comemorar o ano novo na Procissão Marítima 2016.
O encontro foi coordenado pelo presidente da TurisAngra, Klauber Valente, e pelo diretor-executivo da Fundação, Nilton Júdice. Foram tomadas várias decisões, desde o efetivo policial  a ser disponibilizado para os eventos, até mudanças no trânsito. Na noite do dia 31 de dezembro (quinta-feira) a avenida Ayrton Senna, na Praia do Anil terá uma das pistas fechada a partir das 20h e ambas interditadas aos veículos às 23h. A Superintendência de Trânsito da Prefeitura fechará a pista sentido Balneário às 20h no dia 31, tornando mão dupla, a via sentido Centro.  A pedido da Polícia Militar, o trânsito da Avenida Ayrton Sena será totalmente interditado das 23h às 1h30, e só poderão transitar no local veículos de resgate e da própria PM. O trânsito será totalmente liberado após o evento, possivelmente após às 3h.
A pedido da TurisAngra, todos os acessos ao evento na Praia do Anil serão monitorados pela Polícia Militar. Uma triagem será feita nas proximidades da Santa Casa e em outros dois pontos para evitar o acesso de pessoas mal intencionadas. Os quiosques da avenida e o calçadão funcionarão como pontos de observação para os agentes policiais.  
O Centro de Informações Turísticas (CIT) da Praia do Anil será a base de operações de todas as instituições. No local também funcionará um posto médico para o primeiro atendimento, onde será feita a estabilização dos possíveis pacientes antes da transferência para o atendimento.
Para a Vila do Abraão na Ilha Grande foram garantidos reforço policial e a estrutura completa de funcionamento da unidade básica de Saúde da comunidade.
A concessionária municipal de transporte coletivo já foi avisada dos eventos e solicitada a aumentar o número de ônibus que afluem para a região central da cidade antes do evento e após à queima de fogos, em direção aos bairros da cidade. 
PROCISSÃO MARÍTIMA DE ANO NOVO 
O evento Procissão Marítima também foi debatido. Tanto a Capitania dos Portos como a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros atuarão junto com a TurisAngra na coordenação da segurança do evento. Embarcações de apoio estão contratadas para assegurar um evento tranquilo. O Cais do Carmo, no Centro da cidade, será a base de apoio para eventuais emergências. A secretaria municipal de Saúde apoiará com a estrutura do Serviço Móvel de Urgência (Samu).
A principal recomendação aos foliões e organizadores de barcos é de segurança e está expressa no regulamento do evento, disponível no site da TurisAngra (www.angra.rj.gov.br/turisangra). Para esclarecer dúvidas, uma reunião final será realizada pela Capitania dos Portos no dia 30 de dezembro, às 10h, na sede o órgão em Angra dos Reis. 
A pedido da Associação de Organizadores de Barcos (Aobpmar), um ordenamento especial será feito no cais dos pescadores, no Centro da cidade, para assegurar embarque rápido no dia do evento. A secretaria municipal de Pesca auxiliará na operação, coordenada pela Fundação de Turismo.
— O objetivo dessa mobilização é garantirmos segurança e bem estar de quem for participar dos eventos. A participação dos organismos de segurança é vital para não termos ocorrências. Graças às parcerias e ao apoio das instituições que se relacionam conosco, estaremos preparados para o fim de ano. Desejo a quem for à Praia do Anil ou à Procissão Marítima que vá para se divertir, em paz, e curtir as ótimas atrações. Que tenhamos um Réveillon e um início de ano com muita alegria — previu Klauber Valente, presidente da TurisAngra.
Participaram da reunião a Delegacia da Capitania dos Portos de Angra dos Reis, o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, o secretário de Defesa Civil, Marco Oliveira, o secretário de Pesca, Júlio Magno, o presidente do Saae, Marcos Mafort, o superintendente de Trânsito, Ricardo Ferreira, o superintendente de Atendimento Pré-hospitalar da secretaria de Saúde, Leandro Nóbrega, e o subsecretário de Segurança, coordenador do GGIM, Alexandre Klippel, além de representantes das gerências de Vigilância Patrimonial e da Fiscalização de Posturas. 
RECOMENDAÇÕES PARA O RÉVEILLON NA PRAIA DO ANIL
-         Se vier de carro, chegue cedo. Após as 20h, os acessos à avenida Ayrton Senna começarão a ser fechados. A via alternativa é a avenida prefeito João Galindo (antiga estrada Angra-Getulândia).
-         Para estacionar estarão disponíveis o aterro do Carmo e o lote IV, no São Bento. O estacionamento nas áreas da Praia do Anil será limitado. No dia 31/12 não será permitido estacionar ao longo da avenida Ayrton Senna durante todo o dia até o término do evento.
-         Se vier de transporte coletivo, saia cedo para evitar tumulto. A empresa de ônibus deverá colocar horários extras na ida e na volta.
-         Não traga vasilhames de vidro. Será permitido o consumo de bebidas, mas prefira as latinhas ou outras embalagens.
-         É recomendado não levar rojões ou fogos de artifício à praia.
-         Em caso de ocorrência médica dirija-se imediatamente ao posto de atendimento localizado no Centro de Informações Turísticas.
-         Mantenha as crianças e menores identificados, seja com pulseiras e/ou cartões de identificação colocados nos bolsos ou nas roupas. Ideal que possua telefone de contato dos responsáveis.
-         Fique atento às orientações de segurança que possam ser passadas durante o evento.
Release

PREFEITURA ENTREGA DOIS CAIS
NA PRAIA DO SACO DO CÉU

A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Pesca e Aquicultura, realizou na última quarta-feira, dia 23, a entrega de dois cais de embarque e duas passarelas, na Praia do Saco do Céu, na Ilha Grande. Após a solenidade, a Prefeita Conceição Rabha acompanhada do vice-prefeito Leandro Silva, do secretário de Pesca e Aquicultura Júlio Magno, do secretário de governo Robson Marques e de lideranças da comunidade local; caminhou pela localidade, onde conversou com moradores e visitou as obras finalizadas.
- É com muita felicidade que venho até o Saco do Céu entregar esses dois cais reformados e essas duas novas passarelas, que eram desejos dos moradores daqui. Agora as crianças, os turistas que visitam a praia, e todos os moradores locais podem se sentir mais seguros ao chegar e deixar a praia. Tenho certeza que foi uma conquista muito importante de todos que frequentam o Saco do Céu - declarou a Prefeita Conceição Rabha.
Na ocasião foram entregues quatro obras: a reforma do cais de embarque, que fica em frente à Igreja Católica local, com um total de 38 metros e investimento aproximado de R$ 90 mil; o cais localizado em frente à escola, com 107 metros de comprimento; e duas passarelas, uma de 40 metros de comprimento, e a outra, próxima à cachoeira, com nove metros; totalizando um investimento de aproximadamente R$ 240 mil.
- É sempre um prazer quando a gente vê o dinheiro público revertido em melhorias para a população. Fico feliz em vir aqui e ver como os cais ficaram bonitos, da forma que todos que vivem e frequentam o Saco do Céu merecem. Além disso, ficou muito mais seguro pra quem embarca e desembarca nessas praias. A nossa administração, mesmo com todas as dificuldades, não vai parar de lutar para melhorar a qualidade de vida das pessoas - declarou o vice-prefeito Leandro Silva.
Release


PRAIA DO AVENTUREIRO COM LOTAÇÃO MÁXIMA
PARA O RÉVEILLON

A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Fundação de Turismo de Angra dos Reis (TurisAngra), concluiu nesta segunda-feira, dia 28, o cadastramento das pessoas que poderão passar o Réveillon na Reserva deDesenvolvimento Sustentável (RDS) da Praia do Aventureiro, na Ilha Grande. A Vila de Pescadores tem o acesso limitado a 560 pessoas por dia, que podem se hospedar em campings autorizados, mediante cadastro prévio no Centro de Informações Turísticas da Praia do Anil (CIT). 
O controle de acesso à Praia do Aventureiro foi feito pela liberação de uma pulseira e um voucher, distribuídos pela TurisAngra no CIT Praia do Anil. A distribuição foi feita pela ordem de chegada, apenas para o próprio solicitante e no dia de embarque.
A fiscalização da ocupação na Praia do Aventureiro será responsabilidade do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), por meio do Parque Estadual da Ilha Grande (PEIG), e dos  organismos de segurança ambiental, que realização uma operação especial de ordenamento até o dia 4 de janeiro. O PEIG pretende manter quatro servidores no local com o objetivo de garantir que só as pessoas devidamente autorizadas fiquem no local.
A eventual retirada de turistas que tenham ido ao Aventureiro sem autorização, será feita com apoio da Polícia Militar, por meio do Batalhão de Polícia Florestal e de Meio Ambiente (BPFMA), que também terá policiais durante a operação. Ao todo, a fiscalização na RDS do Aventureiro terá a supervisão de pelo menos sete agentes públicos, garantindo a preservação ambiental e cultural da comunidade.
Para o presidente da TurisAngra, Klauber Valente, o controle feito há vários anos no Aventureiro é um modelo para outras praias da Ilha Grande. Segundo ele a ocupação sem controle na Ilha é uma ameaça ao turismo sustentável, que deve ser a prioridade dos operadores de turismo da localidade. O papel da TurisAngra, segundo Valente, é apoiar ações com esse objetivo. 
— A Fundação de Turismo cumpriu o seu papel no controle de visitantes à RDS da Praia do Aventureiro. Agora o foco é a fiscalização e o ordenamento, que é responsabilidade do Inea e da Polícia Militar. A Ilha Grande deve ser preservada a todo o custo e com muito empenho. Em muitas praias os danos ao ambiente já são preocupantes. O desenvolvimento da atividade turística em toda a Ilha precisa ser integrado com as comunidades, visando o controle do impacto ambiental. Na Praia do Aventureiro nosso cuidado é ainda maior, pois se trata de uma RDS limítrofe à uma Reserva Biológica e que já tem um controle de acesso definido. O respeito a esse limite é um exemplo que deve ser seguido por outras praias — disse Klauber Valente. 
REGRAS DE ACESSO À VILA DO AVENTUREIRO
Um termo de compromisso firmado entre Ministério Público Estadual, a Secretaria de Estado do Ambiente, a Prefeitura de Angra e a comunidade local, limitou o número de visitantes na praia do Aventureiro em 560 pessoas. O controle de acesso se dá através de uma pulseira e um voucher, distribuídos pela TurisAngra, no Centro de Informações Turísticas da Praia do Anil (CIT). A distribuição é feita por ordem de chegada ao CIT e somente no dia de embarque. A TurisAngra dá ao turista uma importante recomendação: procurar sempre embarcações autorizadas pela Capitania dos Portos a navegar em mar aberto. Vale destacar que não existe linha náutica regular para o local. Mais informações sobre autorização para acesso à Vila podem ser obtidas pelo telefone (24) 3369-7704 e pelo e-mailcit@angra.rj.gov.br.
Release

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário