quarta-feira, 10 de junho de 2015

CAOS NA SAÚDE DE ANGRA LEVA PAI A FAZER PROTESTO

ANGRA DOS REIS - Um protesto inusitado causou transtorno no trânsito do centro da cidade na manhã desta terça feira, dia 8, quando Fabiano Meneses, num ato de desespero ao ver seu filho Rafael de apenas 9 anos, sofrendo e sem conseguir evacuar (fazer o nº 2 no popular) a vinte dias, atravessou seu veículo no meio da rua, na rampa de acesso a Rua Frei Inácio, ao lado da Igreja do Carmo e acorrentou-se junto ao pneu traseiro do veículo, impedindo assim o trânsito por completo no local e chamando a atenção das pessoas que por ali passavam e passaram a apoiá-lo, dado o descaso do governo municipal, no que diz respeito a saúde do município, que há tempos está na U.T.I.
O protesto silencioso chamou a atenção de algumas mídias locais e da polícia, que minutos após conseguiu cortar a corrente que prendia Fabiano pelo pescoço, o detiveram, conduzindo-o a 166 DP, para o registro cabível, o que pra muitos dos ali presentes não era para acontecer, já que foi um ato de desespero de um pai, que se expõe assim em total demonstração de amor pelo filho.
Saiba sobre a doença
Megacólon Congênito é um transtorno intestinal caracterizado por dilatação anormal do intestino grosso, definida em um adulto como mais de 12 cm de diâmetro no ceco, maior que 8 cm no cólon ascendente ou descendente ou 6,5cm no cólon sigmoideo ou reto.
Causas
Pode produzida por defeitos congênitos como é o caso do megacólon congênito ou doença de Hirschsprung ou pode ser adquirido por ingestão de substância tóxica, efeito colateral de medicação, colites, hipotireoidismo, doença de Chagas ou infecção por Clostridium difficile ou por enterobactérias. Associa-se à constipação persistente e episódios de obstrução intestinal. Na América Latina a causa mais comum é doença de Chagas.
Tratamentos possíveis incluem:
Em casos estáveis e leves, a utilização de laxantes e agentes de volume, bem como modificações em hábitos de dieta e das fezes são suficientes;
Corticosteroides e outros medicamentos anti-inflamatórios são usados em caso de megacólon tóxico;
Antibióticos são usados para as infecções bacterianas, tais como a vancomicina oral para Clostridium difficile
Em casos persistentes pode-se fazer desimpactação de fezes e descompressão anorretal usando sonda nasogástrica;
Quando megacólon piora e as medidas conservadoras falham para restaurar o trânsito, uma cirurgia para retirar os fecalomas pode ser necessária.
Em alguns casos pode ser necessário remover parte do cólon defeituoso (colectomia).
Importante frisar que não sou médico e as informações acima foram retiradas de um site específico no assunto, portanto quem está passando por esta situação é necessário que procure imediatamente um médico.
Ate neste momento (19:37h deste dia 8) o desgoverno municipal não emitiu nenhuma nota de esclarecimento sobre o ocorrido, que já foi notícia na mídia televisiva e nas redes sociais, o que mais uma vez prova que eles (governantes) não estão nem ai pra população.



Prefeitura e Inea engajados para resolver
problema do aterro sanitário da cidade

MANGARATIBA - Na última semana, o prefeito de Mangaratiba Dr. Ruy Quintanilha e os subsecretários de Meio Ambiente da cidade Claudio Maia e Roberto Antunes, receberam uma equipe de técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), para uma visita técnica na área do antigo aterro sanitário da cidade. O local ainda é usado para o transbordo do lixo mais precisa ser adaptado e enquadrado nos padrões estabelecidos pelo órgão.

“O município já poderia te resolvido esta questão há muito tempo, mas como tudo na cidade, essa questão foi deixada de lado também. Podemos sofrer várias sanções se não resolvermos a questão do lixo aqui. Solicitamos a presença do Inea para nos dar um apoio, orientações técnicas para remediar de imediato esta situação, para que possamos executar projetos que resolvam a situação de vez. Nossa equipe da secretaria de meio ambiente está engajada na causa e isso é prioridade pra gente”, destacou Dr. Ruy.

Entre ações que deverão ser executadas de imediato estão a adequação da área de transbordo, retirada de sucatas e animais que vagam pelo local, construção de área para captação e tratamento do chorume e limpeza de toda a área.

Outra ação a ser executada é a questão da implantação da coleta seletiva. Durante a visita, a comitiva ainda conversou com um grupo de catadores que recolhia material no local. Segundo Claudio Maia, a formalização da cooperativa de catadores é prioridade para que o programa funcione. “Para que nossa coleta seletiva funcione temos que formalizar a cooperativa, tirar essas pessoas dessa área extremamente insalubre. Já entramos em contatos com uma empresa especializada na coleta, uma das empresas mais respeitadas e experientes do Estado. Coleta seletiva não é só recolher lixo reciclável, envolve muita coisa, inclusive a parte de socialização das famílias de catadores”, destacou o subsecretário.




Fiéis coloriram o Centro de Angra 
com Tapetes de Corpus Christi

ANGRA DOS REIS – O feriado da última quinta feira, começou animado no centro da cidade, onde após a missa celebrada na Igreja Matriz, os fiéis das pastorais e movimentos católicos seguiram para confecção do tradicional tapete de Corpus Christi, na Rua do Comércio, onde a procissão iria passar. Depois de pronto e com um belíssimo visual, muitos moradores e visitantes, pararam para apreciar e fotografarem as verdadeiras obras de arte que foram criadas. Na parte da tarde, o tapete serviu para a  passagem da Procissão do Santíssimo Sacramento, que atraiu centenas de fiéis, quando da chegada da hóstia consagrada na Igreja Matriz, onde uma missa foi celebrada pelo Frei Fernando Bezerra. 
Dando apoio à tradição, a Fundação Cultural (Cultuar), doou os tingidores que coloriram os diversos elementos que compuseram o tapete com cerca de 250 metros que teve gravuras que homenagearam a eucaristia, o batismo, a Campanha da Fraternidade, a campanha pela não violência da Pastoral da Juventude, entre outros elementos católicos. 
Jefferson Affonso, diretor de Patrimônio da Fundação Cultural de Angra, relatou que a tradição que chegou ao Brasil no século XIII é comum em diversas partes do País e celebra a eucaristia, uma reverência dos católicos ao corpo e sangue de Jesus Cristo. ‘A data é móvel e ocorre sempre duas semanas após o Dia de Pentecostes e quatro dias após o Domingo da Santíssima Trindade’ concluiu ele. 

Prefeitura divulgou calendário

de pagamentos dos Servidores

ANGRA DOS REIS - Na última quarta-feira, dia 03, foi divulgado pelo governo municipal, o calendário de pagamento dos servidores públicos municipais que continuam em greve há mais de sessenta dias. Depois que os aposentados e pensionistas tiveram seus pagamentos depositados no dia último dia 29, no sábado passado, dia 06 de junho, foi depositado o salário dos servidores que recebem salários de até R$ 4 mil líquidos, e também dos servidores do Saae.
Já os servidores que recebem acima de R$ 4 mil líquidos, que somam 1.382 trabalhadores, o governo municipal informou que os mesmos terão seus pagamentos efetuados até o dia 24 de junho.

Ruas de Paraty se encheram numa maré de Jazz  

PARATY - Durante os três dias do Bourbon Jazz Festival Paraty, que aconteceu de 29 a 31 de maio, as ruas do centro histórico ficaram inundadas por música de muita qualidade. Em dois palcos, o Bourbon como é carinhosamente chamado, brindou o público local e turista com mais de 30 horas de jazz, blues, soul, r&b, música brasileira e world music na melhor e maior programação de todos os tempos. Esta foi a 7ª edição do evento que contou com a parceria entre a Prefeitura de Paraty e a Bourbon Street.
Na programação deste ano nomes internacionais como Sharon Jones, Mike Stern, Vasti Jackson, Dap Kings, Elle & Loui, Tribute Band e a banda holandesa The Jig encantaram o público presente com apresentações impecáveis. Da parte dos brasileiros, gente muito boa como Arthur Maia, Nuno Mindelis, Serginho Trobone, Torcuato Marinano, Nana Vasconcelos, Lui Coimbra, Banda Mantiqueira e Tulipa Ruiz também se apresentaram e não deixaram por menos. Considerando os buskers (músicos de rua) foram ao todo 21 apresentações ao ar livre e gratuitas. 
Para o secretário de Turismo de Paraty, Wladimir Santander, “o Bourbon este ano superou todas as expectativas. Tivemos um final de semana que tradicionalmente não é dos melhores em se tratando de ocupação hoteleira, (ele antecede o feriado de Corpus Christi), com lotação quase que plena, o que podemos concluir que atingimos nosso objetivo ao fazermos tal investimento, principalmente se levarmos em conta os tempos difíceis que passam os municípios que dependem de aportes provenientes dos royalties do petróleo”. 
O público foi considerado por todos como surpreendente. Para os comerciantes e empresários locais o resultado não poderia ser melhor, pousadas lotadas, restaurantes cheios, o comércio de modo geral girando seu estoque, mas, sem atropelos, pois segundo relato de alguns deles, o público tem um perfil muito interessante, em sua maioria jovem e educado. A opinião do morador local não foi diferente, pois eventos de alta qualidade são muito bem recebidos e engrandecem a reputação da cidade.
Para Edgard Radesca, produtor do evento, “é gratificante poder entregar um produto com este nível de contribuição ao município. Temos um carinho especial por Paraty e sempre estivemos na busca constante de um evento que pudesse, através da música com qualidade, elevar o nome desta cidade. Estou muito feliz, por fazer parte da vida desta cidade, principalmente fazendo o que eu sempre gostei de fazer, que é produzir grandes espetáculos”. 
Na parte estrutural a área onde esteve localizado os palcos, tudo ocorreu dentro da normalidade. Ali o público pode ver de perto seus artistas com tranquilidade e pontualidade. Uma organização em que o público foi prestigiado com sanitários, ordenamento de ambulantes e limpeza ostensiva do local. A segurança foi garantida com a presença de policiamento e agentes de segurança privada.
Desta forma e cada vez mais, a prefeitura consolida sua política de requalificação de eventos do Calendário Turístico Cultural com investimentos acertados e justos, buscando um caminho de sustentabilidade.
E com esse misto de estupefação devido ao recorde absoluto de público, de satisfação pela sucesso da organização e pela ótima impressão causada pelo alto nível da programação, o Bourbon Jazz Festival Paraty se desepede mais uma vez, deixando as ruas de pedra da cidade histórica lavadas pela boa música.


Colgate capacitou agentes de saúde em higiene bucal

ANGRA DOS REIS - Uma parceria entre a Secretaria de Saúde e a multinacional Colgate-Palmolive, realizou na terça-feira, dia 2, uma atividade de capacitação em higiene bucal para 230 agentes comunitários de saúde e agentes sanitários. O evento que aconteceu na Casa Larangeiras, foi organizado pelo Programa Saúde Bucal.
Os participantes foram orientados sobre a boa prática de assepsia bucal e serão multiplicadores das informações junto às comunidades em que atuam. Esta é a missão do projeto, que visa promover uma saúde bucal de qualidade à população. A parceira com a Empresa Colgate garantiu a distribuição de kits para os agentes, sendo que este constituído de: material pedagógico, uma bolsa, um manual de orientação, uma macro arcada (bocão), uma escova para demonstração de técnica de escovação; além de mais um kit para uso pessoal contendo pasta, escova, enxaguante bucal e bótom.
 - A capacitação teve o objetivo da construção de um novo modo de operar ações na saúde. Os agentes são personagens estratégicos e responsáveis em passar informações corretas à comunidade e essas orientações levarão mais qualidade de vida. O curso é fundamental para a prevenção de doenças bucais na população e nós melhoramos a saúde da população quando capacitamos este conjunto de profissionais – destacou Rodrigo Oliveira, secretário de Saúde. 

Angra está realizando a II Conferência 
Municipal dos Deficientes

ANGRA DOS REIS - A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Angra dos Reis, esta realizando, a II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com o tema “O desafio na implementação das políticas da pessoa com deficiência: A transversalidade como a radicalidade dos direitos humanos”. O encontro, que vem acontecendo no Iate Clube Aquidabã, aconteceu ontem (terça) e termina hoje (quarta), dia 10, no horário das 8h às 19h.
No encontro estão sendo discutidas as proposições trazidas da pré conferência, realizadas no dia 20 de maio, em grupos divididos pelos três eixos propostos na resolução do Conselho Nacional de Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade): Identidade de gênero e raça, Diversidade sexual e geracional; Órgãos gestores e de instâncias de participação social; e Interação entre os poderes federados.
A II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Angra dos Reis é etapa integrante e preparatória para as Conferências Estadual e Nacional, tendo como uma das principais finalidades, proporcionar através de um movimento democrático a integração das pessoas e instituições que têm a responsabilidade de construir uma política de inclusão social referente às pessoas com deficiência.
O encontro, é direcionado aos representantes de órgãos do poder público responsáveis por implementar ações voltadas para esse público-alvo; e organizações da sociedade civil que atuam prestando assistência, assessoria, defesa de direitos à pessoas com deficiência e seus familiares.

Programa de Coleta Seletiva em Angra 
vem crescendo a cada ano 

ANGRA DOS REIS - O Programa Municipal de Coleta Seletiva da prefeitura de Angra dos Reis recolheu, no último mês de abril, 7.193 quilos de recicláveis, quase 2.500 quilos a mais do que em abril de 2014, quando foram recolhidos 4.764 quilos. O programa dispõe de 12 pontos itinerantes, que circulam o município de segunda a sexta-feira; além de dois ecopontos fixos, que funcionam na Rua Coronel Otávio Brasil, nº253, no Balneário e no Cais do Carmo, de segunda a sexta, das 8h30 às 17h.O programa de coleta seletiva recolhe tudo o que pode ser reciclado: garrafas pet, latinhas, pneus, papelões, lixo tecnológico (televisões, peças de computadores, monitores, etc.) e ainda óleo lubrificante, que pode ser descartado no Ecoponto Óleo, localizado no Cais da Manivela.

Quadrilhas se preparam para o grande
Arraiá da Cidade vem aí

ANGRA DOS REIS - Os meses de junho e julho chegam e com eles começam os preparativos para as festas juninas e julinas. Pensando no esquenta para essas festas que a Prefeitura de Angra, por meio da Fundação Cultural de Angra dos Reis (Cultuar), em parceria com a Associação Cultural de Quadrilhas Juninas de Angra dos Reis (ACQJA), está preparando o "Torneio de Quadrilha", que promete sacudir a cidade. O grande "Arraiá da Cidade" acontecerá nos dias 24, 25 e 26 de julho, na Praça Zumbi dos Palmares.

SEROPÉDICA FIRMA PARCERIA PARA CONSTRUÇÃO

DE 880 UNIDADES HABITACIONAIS

SEROPÉDICA - A Prefeitura de Seropédica, através da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável anunciou um novo empreendimento, que irá contribuir para reduzir o déficit habitacional em Seropédica. Trata-se de mais um conjunto habitacional, desta vez com 880 unidades, a ser construído na RJ-099, mais conhecida como Reta de Piranema.
O projeto será realizado em parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF), por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida. “Felizmente, para os seropedicenses que sonham em sair do aluguel e conquistar a sua casa própria, a cidade conta com um governo arrojado que se empenhou no projeto habitacional da cidade”, afirmou Manoel Bulhosa, secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável.
A Construtora Tensor será a responsável pela construção das 880 casas do Minha Casa Minha Vida. As unidades serão divididas em 16 blocos com prédios de 7 andares, contendo 56 apartamentos cada e destinados a famílias com renda de 3 a 6 salários mínimos. Os recursos para a aquisição do terreno, bem como para toda a infraestrutura e construção das casas será financiado pela CEF e as obras devem ser iniciadas ainda neste semestre.
Os empreendimentos do Programa Minha Casa Minha Vida são coordenados pela Caixa Econômica Federal com apoio da Prefeitura de Seropédica, que oferece subsídios fiscais para as construtoras e os moradores, além de organizar o cadastro do Programa Habitacional. Manoel Bulhosa destacou que os critérios adotados pelo atual Governo na política habitacional priorizam a transparência e a impessoalidade. “Todos devem  ter acesso à moradia”, concluiu.
Para Martinazzo, prefeito de Seropédica, a questão do déficit habitacional da cidade tem sido fortemente enfrentada por meio do programa Minha Casa Minha Vida, o que tem atenuado significativamente a demanda local por habitação. “Este será um empreendimento diferenciado, buscamos uma construtora com vasta experiência no mercado para evitar os problemas enfrentados nos condomínios Jardim das Acácias e Parque das Flores. Este empreendimento contará com área de lazer, elevadores, e toda a estrutura necessária para atender os moradores de forma digna”, afirmou.


Alteração no funcionamento das farmácias 
do Cem Centro e Jacuecanga

 ANGRA DOS REIS - A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Saúde, informou que desde o dia  31 de maio, houve alteração no funcionamento da farmácia do Centro de Especialidades Médicas (Cem) de Jacuecanga, que passou atender ao público de segunda a sábado. A farmácia do Cem Centro também adotará esta medida, a partir do dia 14 de junho.

A ação tem objetivo de atender ao decreto de número de 9.557 de 20 de janeiro de 2015, que dispões sobre medidas de contenção de despesas com a finalidade de equilíbrio das contas públicas.

  Rio Claro sai na frente na luta contra a dengue

RIO CLARO - Após encontrar um número expressivo de Larvas de Aedes aegypti nos distritos de Lídice e Rio Claro, ocasionando os primeiros casos autóctones do município, percebeu-se que, com a população totalmente susceptível aos quatro subtipos virais da dengue com uma infestação pelo mosquito, poderia se instalar uma grande epidemia de dengue no município.
Diante de um quadro epidemiológico e entomológico bastante complexo, tinha que se buscar estratégias para o enfrentamento da situação. Listamos abaixo as medidas tomadas para tentar se conter uma epidemia de dengue:
1) Coleta e identificação de 100% das larvas encontradas, gerando dados e gráficos;
2) Busca de orientação técnica junto Departamento de Controle de Vetores da Subsecretaria de Vigilância em Saúde do Estado do Rio de Janeiro;
3) Elaboração de estratégia junto ao Departamento de Controle de Vetores para eliminação de focos e/ou criadouros;
4) Contratação de três Agentes de Controle de Endemias;
5) Participação nas salas de situação regional da Dengue, buscando informação sobre a situação da região e municípios limítrofes;
6) Informação midiática à população através do Boletim Oficial do Município e carros de som, sobre a situação epidemiológica e entomológica do município, região e municípios limítrofes;
7) Capacitação das equipes de Estratégia de Saúde da Família com foco no diagnóstico para dengue, febre de chikungunya e outras doenças do período com sinais e sintomas semelhantes;
8) Capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde e Agente de Controle de Endemias para atuarem em parceria nas visitas domiciliares, obedecendo as funções inerentes a cada profissão;
9) Distribuição e supervisão de colocação de 28 telas de caixa d’água de 250 L, 30 telas de 500 L e 76 telas de 1.000 L;
10) Busca de apoio junto ao Conselho de Pastores de Rio Claro, através de textos a serem divulgados nos cultos;
11) Busca de apoio das Igrejas Católicas do Município, através de textos a serem divulgados em missas e outras reuniões religiosas;
12) Qualificação para Profissionais médicos e enfermeiros da assistência, via Secretaria Estadual de Saúde, para manejo clínico da dengue e febre de chikungunya;
13) Investigação epidemiológica e bloqueio entomológico às residências e raio de 300m nas residências onde geraram as notificações de suspeita de dengue;
14) Foram visitados e trabalhados e/ou tratados 5.005 imóveis, nos últimos 2 meses, no município e 6 pontos estratégicos (cemitérios, oficinas, etc. visitados de 15 em 15 dias);
15) Entrega de Formulário a residentes com número e espécie de larva encontrada no local; junto a panfleto dos cuidados através dos Programa 10 Minutos Contra a Dengue;
16) Apresentação de peça teatral e de fantoches em instituições de ensino eleitas como prioritária.
Como prestação de contas das ações implementadas até o momento, informamos que houve um declínio importante na quantidade de larvas de Aedes aegypti encontradas, já apontando o aparecimento e instalação de outras espécies nativas de insetos nos criadouros urbanos. Concomitantemente a este declínio, decresce também o número de notificações de casos suspeitos de dengue.
Participação da população é fundamental
É certo que esta infestação deixou ovos em vários criadouros secos, os quais eclodirão na primeira chuva. O grande desafio para a população é, não só eliminar focos secos, mas limpá-los com bucha e detergente visando eliminar os ovos de Aedes aegypti. Caso comprem algo que possa se tornar  foco seco, limpe-o da mesma forma. Fiquem atentos à fossas, caixas de gorduras, bocas de lobo, piscinas, caixas d’água, bromélias, pneus e outros focos que podem conter ovos e que quando receberem água, os fará eclodir.
É preciso tomar estas providências pois há grandes chances de além da dengue, possamos ter uma epidemia de febre de chikungunya e zicavirus. Sempre lembrando que a dengue pode descompensar elementos importantes do sangue (aumento de hematócrito, com hemoconcentração de hemácias, leucócitos e plaquetas) podendo levar a óbitos, através de choques e/ou hemorragias.
Ratificamos que a participação da sociedade organizada e da população foi crucial para o enfrentamento da situação. Não podemos “baixar a guarda”, visto que o clima não tem colaborado para amenizar a crise, pois ainda não se efetivou uma temperatura baixa, um fator de controle das atividades do Aedes aegypti.






















 








Nenhum comentário:

Postar um comentário