sábado, 9 de maio de 2015

NOTÍCIAS DE 03 À 08 DE MAIO



Monsuaba encontra-se em total estado de abandono

ANGRA DOS REIS - A despoluição da Praia de Monsuaba, assim como um abastecimento e distribuição eficaz de água e a captação dos esgotos numa única rede, parece estar muito longe de acontecer, uma vez que a população da região está totalmente abandonada pelo governo municipal, que só lembra-se mesmo de enviar os carnês do IPTU anualmente pras devidas cobranças.

    Fato é que a Central de Tratamento de Água e Esgoto, construída anos atrás na comunidade, não funciona e nunca funcionou como deveria o que prejudica e muito os moradores da região, que embora as muitas cobranças ao governo municipal, nunca foram atendidos, o que faz com que o município fique entregue a própria sorte, já que é tamanho o estado de abandono.

Moradores da Japuíba clamam por socorro

ANGRA DOS REIS - Parece um bairro abandonado, é assim que se encontra a região da Japuíba de ponta a ponta e em todas as direções. O estado de abandono do bairro é tão grande que nem precisa percorrer muitas ruas pra que os problemas comecem a aparecer.
   O que falta ao executivo para que problemas simples encontrados em todo bairro seja resolvido o mais breve possível. Será dinheiro?. Para grande parte dos moradores não, pois eles acham mesmo é que faltam vergonha e força de vontade pra resolver os problemas.
   São muitos problemas comuns e de fácil solução, mas que incomodam e muito os moradores da região, pelo descaso do governo que na hora de enviar o carnê de IPTU com a cobrança dos impostos são bem atuantes, mas na hora de resolver os problemas deixam os moradores abandonados e sem solução.
   Na foto acima: Uma das margens do Rio Tararaca continua sem o guarda-corpo retirado meses atrás se sabe lá porque pela prefeitura e não reposto até então, colocando em risco os moradores que passam pelo local.

       Sindicato não aceita proposta do MP
     e mantém greve na Prefeitura de Angra

ANGRA DOS REIS - Na última terça-feira, dia 5, o Ministério Público mediou o segundo encontro entre a Prefeitura de Angra e o Sindicato dos Servidores Públicos (Sinspmar), para que as partes pudessem se manifestar quanto à proposta veiculada na última reunião, no que se refere à greve dos servidores públicos municipais. Depois do primeiro encontro, o Sindicato, representado por sua Presidente, Ana Maria Bezerra e por seu advogado, aceitou a proposta do promotor de justiça, Marcelo Vieira Gonçalves, acerca do caráter essencial dos serviços de saúde, assistência social, defesa civil, trânsito e vigilância patrimonial, comprometendo-se a suspender a greve nessas áreas.
Em relação às creches e escolas, também consideradas essenciais pelo Procurador-Geral do Município, Maurício Barreira, o Promotor propôs que o Sindicato suspendesse a greve por 90 dias, período no qual o Município irá apresentar medidas de contenção de gastos e recuperação de receitas. Outro compromisso foi o do Executivo rever o corte dos dias parados relativos às greves de 2014 e 2015.
Já na segunda reunião, na qual o Sindicato foi representado por seu Vice-Presidente, Flaviano Eugênio de Souza, os representantes do Município apresentaram ao promotor diversas manifestações extraídas das páginas da entidade nas redes sociais dando conta que os grevistas não só recusavam qualquer acordo, como repudiavam os compromissos antes assumidos. Essa posição acabou ratificada por documento entregue pelo Sinspmar.
Por conta disto, o Promotor registrou na ata da reunião que “é lamentável o comportamento do Sindicato ao manifestar que não cumprirão o compromisso assumido na última reunião e, principalmente, quanto aos ataques pessoais e ofensivos, o que somente reforça a existência de comportamento antidemocrático“.
O Executivo, representado pelo Procurador Geral, Dr. Maurício Barreira, afirmou que será editado ainda nesta semana, um decreto municipal contendo medidas a serem adotadas para contornar a crise financeira. Assim que publicado, o documento também será encaminhado ao Ministério Público.
Informada que a Procuradoria-Geral do Município ingressará com ação judicial para compelir o Sindicato a suspender a greve nos serviços essenciais, o Ministério Público solicitou cópia da petição para averiguar a possibilidade de uma ação conjunta.


Costa Verde terá I Seminário
de Turismo de Base Comunitária

ANGRA DOS REIS - O Quilombo de Santa Rita do Bracuí, foi palco na última semana da quinta reunião preparatória do I Seminário de Turismo de Base Comunitária da Costa Verde, previsto para acontecer no final do mês de julho, na comunidade de São Gonçalo, em Paraty. Este evento, que conta com a participação da Prefeitura de Angra, por meio de sua Fundação de Turismo e da Prefeitura de Paraty, visa estimular o turismo em áreas rurais e comunidades tradicionais, criar uma rede sustentável e fortalecer economica e culturamente esses grupos. Também apoiam o projeto, a Cultuar, Secretaria de Atividades Econômicas e Secretaria de Meio Ambiente de Angra.
O evento será formado por mesas de debates e a programação cultural será voltada para os talentos regionais, garantindo espaço para artistas caiçaras, quilombolas e indígenas. Também estão previstas rodas de conversa, oficinas e dinâmicas. São esperadas cerca de 150 pessoas, entre representantes de entidades e comunidades de Angra dos Reis e Paraty, como: Aventureiro, Aldeia Sapukai, Bracuí, Longa, Araçatiba, Palmas, Mambucaba, Provetá, Ariró, São Gonçalo/Taritiba/Taquari, Quilombo do Campinho, Ilha do Araújo, Paraty Mirim, Ilha do Araújo, Trindade, Sono, Mamanguá, Cajaíba/Pouso/Martim de Sá, Patrimônio, Barra do Corumbê, Rio Pequeno.
No dia 9 de Julho acontecerá a última reunião preparatória em São Gonçalo. A programação completa será divulgada em breve. 



BOURBON FESTIVAL PARATY 2015


PARATY - A Prefeitura de Paraty apresenta o Bourbon Festival Paraty 2015, que chega à sua 7ª edição, de 29 a 31 de maio, reunindo 21 atrações musicais e uma exposição fotográfica. Vão ser 30 horas de blues, jazz, R&B, soul, Música Brasileira e world music, revezando-se dia e noite em dois palcos ao ar livre – nas praças da Matriz e da igreja Santa Rita –, além de buskers (músicos de rua) e da Orleasn Street Jazz Band, transformando cada esquina de Paraty numa festa. Todos os shows são gratuitos.

Devido à qualidade e à proximidade dos artistas com o público, o Bourbon Festival é um dos eventos mais aguardados. Com nomes de ponta na cena jazzy como Delfeayo Marsallis, que tocou na 4a. edição, os artistas podem ser vistos caminhando pelas ruas de pedra de Paraty, totalmente descontraídos e encantados com a beleza e atmosfera artística da cidade colonial litorânea. Em 2014, o festival reuniu 30 mil pessoas.
Top internacionais
Atração internacional que abre o festival na sexta-feira, 29/5, é o guitarrista americano Mike Stern, que já tocou com Miles Davis e B.B.King, se apresenta com uma trinca de excelentes músicos, em formação de quarteto. Stern vem acompanhado do baterista Richie Morales, o saxofonista Bob Francesquini e o baixista Timor Fel.
Mas a principal atração de 2015 é a explosiva cantora Sharon Jones. Prepare-se porque esse furacão vem acompanhado da superbanda The Dap-Kings – a mesma que impulsionou a carreira de Amy Winehouse, ao gravar com ela seu álbum de maior sucesso, Back to Black (2006). Aliás. Amy se inspirou no estilo e na voz potente de Jones e, com seu produtor Mark Ronson, foi até NY contratar a Dap-Kings.
Ainda na noite de sexta-feira o guitarrista do MississipiVasti Jackson vai incendiar Paraty com seu blues elétrico. O festival conta também com os internacionais Ella & Louie Tribute Band, grupo de músicos de New Orleans que fazem um tributo à obra de Ella Fitzgerald e Louis Armstrong, a brassband holandesa The Jig, que volta ao Brasil depois de arrasar no Rio das Ostras Blues & Jazz Festival.
Made in Brazil
Entre os artistas nacionais, os destaques são o baixista Arthur Maia, o saxofonista Leo Gandelman, que faz um duo com Serginho Trombone durante o pôr-do-sol de sábado (30/05) – cuja tarde começa com o guitarrista Torcuato Mariano, produtor do reality show The Voice Brasil –, o percussionista Naná Vasconcelos, que abre a noite de domingo (31/05), acompanhado pelo contrabaixista Lui Coimbra, e a cantoraTulipa Ruiz, que encerra o festival no calor do lançamento de seu novo disco, Dancê, previsto para maio.
Completam o line up made in Brazil, Cluster Sisters, bandaliderada pelo trio vocal Gabriela Catai, Giovanna Correia e Maitê Motta, o acordeão de Mestrinho – que também fará um workshop gratuito – com participação do violinista Nicolas Krassik, o bluesman Nuno Mindelis e a big band brasileira Mantiqueira, que abre a noite de sábado (30/05).
Entre os buskers estão os blueseiros Vasco Faé, Bárbara Silva eJefferson Gonçalves & Kléber Dias. As ruas do centro recebem também shows da Orleans Street Jazz Band, mesclando jazz tradicional com uma pitada de modernidade e muito bom-humor, além das apresentações after hours dos DJs Crizz e Bebeto, este último nascido em Paraty.

PREFEITURA DE SEROPÉDICA IMPLEMENTA
SISTEMA DE ENSINO UNIFICADO

SEROPÉDICA - A Prefeitura de Seropédica, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (SMECE) está implantando o Sistema Municipal de Ensino. Com a implantação deste novo formato toda a rede municipal, desde as classes infantis até a EJA (Educação de Jovens e Adultos), irão utilizar o mesmo programa curricular. Através do novo sistema a administração do prefeito Martinazzo pretende igualar o ensino na rede municipal, oferecendo a mesma qualidade a todos os alunos, independente da situação socioeconômica e da unidade escolar na qual o aluno estiver matriculado.
Com o crescimento da cidade é natural que ocorra a migração do aluno de uma unidade escolar para outra e o sistema municipal de ensino garante que a troca de unidade escolar não atrapalhe a continuidade do estudo.
Lúcia Baroni, secretária de Educação, Cultura e Esporte, destaca que o novo sistema municipal de Educação foi criado a partir de debates e coletas de dados com professores e coordenadores da rede municipal de educação. “Estamos trabalhando desde junho de 2014 no Novo Plano Municipal de Educação. Contamos com a colaboração direta dos professores e coordenadores da rede para a formulação deste sistema, pois eles são os atores principais na educação municipal, conhecem a realidade das unidades escolares e dos alunos”, disse.
Após o estudo dos dados enviados pelos professores e coordenadores, o material foi enviado ao Conselho Municipal de Educação, que avaliou o o documento, verificou a legalidade e aprovou o novo Sistema Municipal de Ensino, encaminhando-o para ser transformado em Projeto de Lei.
A secretária Lúcia Baroni enfatiza que a organização e o funcionamento do Sistema Municipal de Ensino obedecem ao disposto na Constituição Federal, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, na lei Orgânica do Município, no Estatuto da Criança e do Adolescente, entre outras. “Essa opção significa a autonomia do ensino municipal, adequando-se as estruturas legais e às peculiaridades locais, dando agilidade aos processos”, afirma.
O prefeito Martinazzo garante que a implantação desse sistema é uma das ações que a administração está realizando com o objetivo de oferecer uma educação com mais qualidade para a população. “A educação é uma das prioridades do meu governo, por isso não medirei esforços para trazer novas oportunidades que otimizem o ensino da nossa cidade”, disse.

SEROPÉDICA RETOMA CONVERSAS COM O INSS
PARA IMPLANTAÇÃO DE AGÊNCIA 

SEROPÉDICA - O Prefeito de Seropédica, Alcir Martinazzo em reunião na sede do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), gerencia executiva de Duque de Caxias, retomou os entendimentos para implantação da agência de atendimento em Seropédica.
A vinda do INSS para Seropédica será muito positiva pois evitará o deslocamento dos moradores para os postos de Itaguaí e Paracambi.
A proposta do prefeito é de que a nova sede seja construída próximo ao prédio do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJERJ) e da Defensoria Pública, que em breve também serão construídos no Bairro Jardim São Jorge, no Km 41 da BR 465, formando assim o Núcleo da Cidadania de Seropédica.
Martinazzo salientou o grande crescimento da cidade e a imprescindível necessidade de se ter uma agência deste porte, visando o atendimento de milhares de pessoas que virão a exercer atividades, por conta dos empregos gerados em nossa região. “Todas as exigências para a implantação da agência do INSS na cidade foram sanadas e o terreno está doado, livre e desimpedido, pronto para recepcioná-la”, afirmou.
De acordo com Lídia Carvalho, gerente executiva Regional da Previdência Social, a construção do Posto da Previdência na cidade faz parte do plano de expansão da instituição. “A vinda do INSS para Seropédica será muito positiva para o município, pois a maioria dos moradores da cidade é atendida nos postos de Itaguaí e Paracambi”, afirmou.
 



 



 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário