sexta-feira, 15 de maio de 2015

NOTÍCIAS DE 09 À 15 DE MAIO


Angra está se tornando um grande lixão

   DA REDAÇÃO - Infelizmente os desmandos da prefeita Conceição Rabha ‘A Maria Louca de Sucupirangra’ estão levando o município de Angra dos Reis não só a falência total, devido ao sumiço das verbas orçamentárias dos cofres públicos, mas também tornando a cidade num tenebroso lixão, tamanha a quantidade de lixos acumulados nas esquinas na grande maioria das ruas do município.
   O problema do sumiço (podemos assim dizer) da grana dos cofres do governo municipal, já que embora o município tenha um dos maiores orçamentos do estado, quase 1 bilhão de reais, como podemos ver (basta percorrer os vários bairros existentes), nada vem sendo que justifique a falta de grana, que esta ocasionando a greve dos servidores públicos (há um mês praticamente), a falta de pagamento dos mesmos, o caos instalado na saúde em todos os sentidos, desde a falta de médicos, medicamentos, exames e outros, a paralisação de algumas obras (especialmente das contenções), a falta de obras em quase todo o município, etc.
   Em suma, para ser breve e bem direta Angra dos Reis está uma cidade completamente abandonada, sem governo, sem segurança, sem saúde e sem servidor público para nos atender (devido a greve dos mesmos), ocasionando o não funcionamento de postos de saúde essenciais para o atendimento dos usuários que necessitam de atendimento e outros serviços também essenciais para o bem estar da população, que são cobradas no que se referi a pagar os impostos devidos, mas sem receber o que é por direito, para o seu bem estar.
   O mais triste disso tudo é que não há perspectiva de melhoras ou de uma breve solução, já que que nosso desgoverno em sua totalidade, não tem competência pra sair desta triste e fatídica situação e muito menos querem deixar o mandato, para que algo seja feito para tentar salvar nossa cidade.
  
Em todos os cantos que vamos, encontramos moradores descontentes com este ‘desgoverno’ e reclamando, seja da saúde, da educação, do transporte, da falta de obras e no momento, principalmente do descaso com a falta de recolhimento do lixo, que como já citado, acumula-se há pelo menos dez dias, como é o caso (nas fotos) registrado em uma única rua num trecho de cinquenta metros, no bairro da Japuíba (Rua Tarcila Cândida) onde a última vez que o lixo foi recolhido, foi na quarta feira da semana passada, dia 6 de maio.
   Perguntinha que não quer calar:
   Cadê os digníssimos vereadores (da parte do governo, maioria absoluta) que se dizem representantes do povo mas nada fazem, compactuando com todos estes desmandos da prefeita ‘Maria Louca’, que se tivesse um mínimo de dignidade e gostasse do povo angrense (que hoje se envergonha dela, inclusive como educadora que foi) já teria renunciado e passado o cargo pra outra, já que esta num beco sem saída e sem competência alguma pra sequer tentar sair.
Por: Sérgio Constantino

TJ/RJ suspende liminar e Eletronuclear

terá que pagar IPTU ao município
  

ANGRA DOS REIS - A prefeitura de Angra dos Reis, por meio de sua Procuradoria-Geral, obteve uma expressiva vitória contra a Eletronuclear na justiça e conseguiu sustar os efeitos da liminar concedida à empresa pelo juízo da Primeira Vara Cível da Comarca de Angra dos Reis, em ação que se discute o creditamento de valores do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN) para fins de desconto no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). A vitória da procuradoria foi tão importante que firmou jurisprudência, que inibe o efeito multiplicador de decisões contrárias à Fazenda municipal em casos semelhantes.
   Na prática, a decisão devolve ao município a possibilidade de exigir o IPTU dos anos de 2014 e 2015 e retira da Eletronuclear, que vinha depositando os valores do IPTU em juízo, a possibilidade de ter sua regularidade fiscal reconhecida pela Certidão Negativa de Débito (CND), que o município, até esta decisão, vinha sendo obrigado a emitir. A derrubada da liminar, portanto, obrigará à Eletronuclear a acertar com a municipalidade um valor de cerca de R$ 10 milhões.

Angra registrou fortes ventos de 80 km/h
Na madrugada do início da semana

   ANGRA DOS REIS - Desde a madrugada da última segunda-feira, dia 11, a Defesa Civil de Angra dos Reis esteve com equipes nas ruas para vistoriar locais atingidos pelo vendaval que passou pelo município. Árvores e postes não resistiram ao vento de mais de 80 km/h e tombaram em ruas e residências. Até uma embarcação e um veículo foram atingidos. Ninguém ficou ferido.
- Esse vento com rajadas é ocasionado pela chegada de um sistema frontal. Não recebemos alerta de nenhum instituto de meteorologia indicando que teríamos um vento tão forte, somente chuva, mas sem grande intensidade. De qualquer forma, atendemos a todos os chamados ainda na segunda-feira para que a população de Angra pudesse retomar suas atividades normais. Ninguém ficou ferido - frisou o secretário Marco Oliveira.
ALGUMAS DAS OCORRÊNCIAS
   Na Travessa São Geraldo, no Belém, uma árvore de mais de 12 metros quebrou o beiral da laje depois que tombou em cima de uma residência. Já no Marinas e na Japuíba, as escolas dos bairros foram atingidas por árvores. Na primeira, a equipe ficou no local por mais de cinco horas até que o risco fosse cessado. Em nenhum dos dois casos, foi necessário interromper as aulas.
   A Rua da Assembleia, na Banqueta, foi a mais atingida. Cerca de 10 árvores, de 10 a 15 metros, tombaram na rua, interrompendo o trânsito. Uma delas caiu sob residência, mas ninguém ficou ferido, nem a casa foi interditada. Os vegetais foram retirados pelos agentes da Defesa Civil.
   Em frente ao Iate Clube de Angra dos Reis, no Pontal, uma árvore caiu sobre a rede elétrica, que não suportou o peso fazendo tombar um poste em cima de um veículo estacionado próximo a portaria. Também no Pontal, dessa vez no Meliá, galhos de árvores obstruíram a passagem e um deles caiu sobre a rede elétrica. A Ampla foi acionada e desobstruiu a área.
   No Ariró, o vento arrancou uma árvore que caiu numa residência, próximo à escola do bairro. O impacto não foi o suficiente para causar avaria e a casa não foi interditada. Já na Rio Santos, na altura do Pontal, houve queda de árvore em sete pontos.
   Na Japuíba, um vegetal também tombou em uma residência na Rua Duas Barras. Na Porteira, uma árvore caiu sobre um muro e uma embarcação, na altura do número 6000 da Estrada Angra Getulândia. Na Rua Divineia, uma árvore partiu ao meio e caiu sob a fiação e um muro. A Ampla também foi acionada. No Morro das Velhas dois galhos de árvore ficaram pendurados sobre uma residência e foram retirados.
   A fachada do Hospital Geral da Japuíba também sofreu danos por causa do vento, mas o funcionamento da unidade de saúde não foi interrompido. Na parte da manhã, por conta da queda de energia que atingiu parte do bairro, o gerador da unidade hospitalar foi acionado. Cirurgias eletivas, tomografias e exames de raios X foram remarcados.  
   Vale ressaltar que a Coordenadoria de Defesa Civil de Angra, atende pelo telefone de emergência 199.

Fim de semana com exposição 
em Itacuruçá

MANGARATIBA - A Fundação Mário Peixoto realiza neste sábado, dia 16, às 13h, a abertura da exposição “Arte e tecnologia – Heróis feitos de sonhos”, no Centro Ferroviário de Cultura Odjaime de Hollanda Ferreira, em Itacuruçá. A exposição é da equipe Phanton Props, em parceira com a Zóio da Arte produções e tem como conceito a criação de peças artísticas baseadas nos heróis da cultura pop.

   A Mostra, que será exibida até 11 de junho, conta com quadros, ilustrações, armaduras completas de personagens dos quadrinhos, como o “homem de ferro homem”, capacetes, elmos e máscaras, e réplicas 3d com 1,90 de altura, além de expor uma impressora 3d totalmente criada pelo grupo.

   Segundo Emil de Castro, presidente da FMP, um dos objetivos é incentivar a dinâmica de alunos da rede municipal de Mangaratiba. “Queremos proporcionar a possibilidade de conhecimento nesse nicho das artes tão pouco divulgado, com palestras e apresentações”.

   O grupo Props é formado por cinco jovens com um talento excepcional para modelagem, desenho e tecnologia, juntando tudo isso para trabalhar na confecção de Cosplays, armaduras, histórias em quadrinhos, cenários, fantasias, entre outros.

   O Centro Ferroviário de Cultura Odjaime de Hollanda Ferreira fica na Av. Santana, 80, em Itacuruçá. A entrada é gratuita. 
 

Associação de Moradores da Gamboa do Bracuí empossa nova diretoria

   ANGRA DOS REIS - A Prefeita de Angra dos Reis, Conceição Rabha, prestigiou no último sábado, dia 9, a posse da nova diretoria da Associação de Moradores da Gamboa do Bracuí, Praia do Recife e Amigos, que tem como presidente o Sr. José Benedito Pinheiro. Na ocasião, a Prefeita parabenizou a nova diretoria e anunciou novidades e investimentos para a região.
- Na semana passada estive no Ministério da Integração Nacional para tratar da liberação dos recursos para a conclusão da obra de contenção da Gamboa do Bracuí e acredito que muito em breve estes recursos estarão disponíveis para que esta obra seja finalizada – disse ela. 

Angra esta festejando os trinta anos

de resgate da Festa do Divino

   ANGRA DOS REIS - A Fundação Cultural do município (Cultuar) está comemorando os 30 anos de resgate da Festa do Divino Espírito Santo, uma das mais importantes tradições culturais de Angra dos Reis. A festa que chegou à cidade no século XVII e ficou sem ser realizada entre os anos de 1976 a 1984, foi resgatada em 1985 pelo então Prefeito João Luis Gibrail Rocha (já falecido) e retornou ao calendário cultural da cidade, sendo bastante aguardada pela comunidade local, que participa ativamente das cerimônias religiosas e culturais que compõe os 15 dias de festa.
   Para lembrar o resgate da festa e a sua importância para a cultura da cidade, uma cerimônia será realizada no Centro Cultural (antiga Casa Larangeiras), onde ex-imperadores e personalidades angrenses que colaboraram para o resgate da festa e suas tradições seculares, serão homenageados e entre os homenageados estará o imperador mais antigo Sr. Darcy Gomes (1949), Luiz Manoel de Figueiredo Jordão (1972), e outros mais. Serão lembrados também, alguns ex-ensaiadores das danças folclóricas como Dona Nilva (dança dos velhos), Zelão (dança dos marujos) e as figuras tradicionais como Marcos César Cardoso e Josias Bertoldo (Doutor - Dança dos Velhos) e Seu Carnaval (Vaca Malhada), dentre outros.
   A festa este ano começa no dia 15 e vai até o dia 24 deste mês e o ponto mais alto como sempre, é a chegada de sua majestade o Menino Imperador Matheus Ricardo Gullo Schwenck Barbosa, que acontecerá no próximo dia 22, às 10h, no Cais de Santa Luzia, acompanhado de todo seu séquito, componentes das danças folclóricas e autoridades. 

Moradores de Nova Mangaratiba 
elogiam a ação da Prefeitura
  


MANGARATIBA - Na última quarta-feira , dia 13, as equipes das administrações realizaram o mutirão de limpeza em Nova Mangaratiba. Moradores fizeram questão de demonstrar a satisfação pela ação. Homens realizaram todo tipo de limpeza urbana.  A ‘faxina’ será feita em dois dias, para atender a toda região.
A moradora Viviane Villela (na foto),  está satisfeita com a ação. “Estou muito feliz de ver nosso bairro limpo. Tenho acompanhado nas redes sociais o mutirão e acho que o caminho é esse. Parabéns a nova gestão da prefeitura”.
   O prefeito Dr. Ruy Quintanilha ressalta a importância da participação da população nesta ação. “Peço aos moradores de Mangaratiba que não joguem lixo e entulhos nas vias públicas. Firmo meu compromisso com a limpeza pública, mas preciso da colaboração de todos para manter nossa cidade limpa”. 

Projeto de Lei de Fernando Jordão
cria royalties da energia nuclear

   ANGRA DOS REIS - O deputado federal Fernando Jordão (PMDB-RJ) está trabalhando muito na Câmara Federal para que o Projeto de Lei 976/2011 de sua autoria que cria os royalties da energia nuclear seja aprovado na casa o mais rápido possível. Foi pensando em Angra dos Reis, Paraty, Rio Claro e Mangaratiba, que Fernando Jordão idealizou o projeto de lei, buscando beneficiar essas cidades com os royalties da energia nuclear.
   O PL 976/2011 foi idealizado pelo deputado no seu mandato anterior, e o mesmo cumpre os tramites de análise e aprovação no Congresso Nacional. Ele já foi aprovado pela Comissão de Minas e Energia e agora está na Comissão de Finanças e Tributação, e caso seja também aprovado, vai direto para plenário para votação dos deputados.          Buscando dar mais consistência e conteúdo ao projeto de lei, a equipe técnica parlamentar do gabinete de Fernando Jordão e uma consultoria externa, fazem um levantamento de experiências de municípios em diversos países onde existem usinas nucleares e acontecem repasses de royalties da energia nuclear para essas cidades.
   “Esses royalties são um direito que já deveria estar valendo desde o momento em que se pensou em construir a primeira usina nuclear. Temos que pensar menos nos lucros e mais no bem estar da população e de suas cidades, como Angra, Rio Claro, Paraty e Mangaratiba”, disse o deputado.

   Extraído do Facebook

  

Pesquisa visa modernizar o cultivo do
peixe bijupirá na baia da Ilha Grande.

     ANGRA DOS REIS – Parceiros numa pesquisa, a Secretaria de Pesca e Aquicultura de Angra e a Fundação Instituto de Pesca do Rio de Janeiro (Fiperj), visam transformar o processo de cultivo do peixe bijupirá, no que diz respeito à ração utilizada para a engorda da espécie. O estudo, que teve a sua primeira fase concluída na última semana, durou dois meses e consistiu em comparar a aceitação do bijupirá a dois tipos diferentes de ração.
   No total foram seis tanques de bijupirá monitorados, três deles receberam o que os técnicos chamam de ração úmida, que nada mais é do que os rejeitos das sardinhas pescadas no município. Os outros três tanques receberam a ração seca, esta produzida pela Fiperj, com a utilização de uma farinha de peixe vinda da Mauritânia, na África. Ao final da comparação os técnicos chegaram à conclusão de que as duas rações são excelentes para a criação do bijupirá. Um segundo passo agora será a junção das duas rações, o que poderá representar um significativo avanço na criação em cativeiro desta espécie.
   Os estudos indicam ainda, a necessidade da criação de uma fábrica de farinha de sardinha em Angra, onde o produto seria misturado à farinha feita pela Fiperj e abasteceria os maricultores da região. Essa ação facilitaria definitivamente o armazenamento e o transporte dessa ração e consequentemente baixaria os custos para os criadores.


Prefeito cobra solução imediata da Cedae 
    
MANGARATIBA - O prefeito Dr. Ruy Quintanilha e o vereador José Luis do Posto participaram de um encontro com o presidente da Cedae Jorge Ferreira Briard, na sede do órgão, nesta quinta-feira (14), para cobrar uma solução para o problema da falta de água e de investimentos na cidade.

   “Não sabemos por qual motivo a nova tubulação que poria fim ao transtorno da falta d'água em diversos bairros de Mangaratiba está abandonada desde o ano passado no trevo da Praia do Saco. A obra foi anunciada e nem começou. Na reunião cobrei do presidente uma solução, porque daqui a pouco, o investimento de milhões vai para o ralo. A população está descrente e desanimada, ninguém acredita mais, porque muitos prometeram e nenhum cumpriu. Vou concentrar todos os meus esforços para tentar por fim a essa agonia do povo”, disse o prefeito.

   O presidente prometeu empenho para resolver o problema e disse que dará uma posição sobre o caso o mais breve possível. Na foto: José Luís do Posto, Jorge Ferreira Briard e Dr. Ruy

Secretaria de Estado de Cultura

Eva Doris esteve em visita à Angra

 ANGRA DOS REIS - Uma equipe da Secretaria de Estado de Cultura, liderada pela Secretária Eva Doris Rosental, esteve em Angra na última quinta-feira, dia 14, para uma visita técnica a Fundação Cultural (Cultuar), aos espaços culturais e para uma reunião com os artistas da cidade no Centro Cultural Theóphilo Massad. A caravana denominada “Ocupa Angra“ trouxe na pauta do encontro reuniões temáticas com os gestores da Secretaria Estadual onde foram abordados temas como Lei de ICMS, Inepac, Pontos de Cultura, Padec, entre outros temas referentes à questão cultural.
 
Em Angra o Dia D contra a gripe

imunizou mais de cinco mil pessoas


   ANGRA DOS REIS - O Dia D de vacinação contra a gripe, ocorrido no último sábado, dia 9, visando assegurar a imunização do público-alvo, imunizou mais de cinco mil pessoas e mesmo com os servidores em greve, a Vigilância em Saúde montou um cronograma para abertura das unidades, sendo que a vacina contra a gripe foi disponibilizada nos cinco distritos sanitários do município.
   Como a meta da vacinação no público alvo, que é de 32.400 não foi atingido, já que somente 5.376 compareceram pra receber a vacina, o que representa 18% da meta, a campanha buscando a imunização, continuará até o próximo dia 23, pois a vacina é segura e consiste em uma das medidas mais eficazes de prevenção a complicações e casos graves de gripe.
   Este ano, o Ministério da Saúde indicou como público-alvo, os seguintes grupos: crianças de seis meses até menores de cinco anos, gestantes, mulheres que deram a luz nos últimos 45 dias, idosos a partir de 60 anos, trabalhadores da saúde e pacientes com doenças crônicas (com prescrição médica), população indígena (imunização será feita na Estratégia de Saúde da Família da aldeia do Bracuí) e população privada de liberdade.

   Os sintomas da gripe incluem febre, tosse ou dor na garganta, além de dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por sintomas como falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração. Para maiores informações, a secretaria de Saúde de Angra dos Reis disponibiliza o telefone (24) 3377-6741, número pelo qual também deverá ser feito o agendamento da imunização para pacientes acamados e que se incluem no público-alvo.

LOCAIS DE VACINAÇÃO: Cem Centro, Cem Jacuecanga, Cem Japuíba e nos ESFs dos bairros:Monsuaba, Areal, Belém, Bracuí, Camorim I e II, Campo Belo I, Cantagalo, Frade I e II, Frade (Módulo V), Frade – Praia, Marinas, Monte Castelo, Morro da Carioca, Morro da Glória, Nova Angra I, Parque Mambucaba (Módulo I), Parque Mambucaba (Módulo IV), Parque Mambucaba (Módulo VI), Petrobras, Portogalo, Praia do Anil, Provetá, Sapinhatuba, Sapinhatuba III, Vila do Abraão e Serviço de Pronto Atendimento do Parque Mambucaba (Módulos VII e VIII)


Prefeito e Governador 
fecham com Mangaratiba
    
MANGARATIBA - Buscar soluções e parcerias para que Mangaratiba volte a crescer e supere a maior crise de sua história. Essa foi a pauta principal da reunião entre o prefeito de Mangaratiba Dr. Ruy Quintanilha e o governador Luis Fernando Pezão, realizada no Palácio Guanabara nesta quinta-feira (14).  Obras importantes do governo do Estado em Mangaratiba estão paralisadas e segundo Dr. Ruy, a cidade precisa dessa atenção especial do governador nesse momento delicado. O vereador José Luís do Posto também participou do encontro.
   “Estamos vivendo um furacão, a cidade estava completamente abandonada e sem recursos. Sei do carinho que o governador tem pelo município e tivemos um encontro muito proveitoso. Obras como o Centro Vocacional Tecnológico, Clínica da Família e a nova tubulação da Cedae, que podem alavancar setores importantes do município, estão completamente paradas”, disse Dr. Ruy.
   O prefeito ficou satisfeito com o encontro e disse que Estado e Município estão alinhados. “O governador é uma pessoa muito simples e de um coração muito grande. Ele acompanha tudo o que está acontecendo em Mangaratiba e garantiu que fará de tudo para ajudar o município a sair da crise. Além desses problemas das obras paradas, solicitei também melhorias e reparos nos trechos de estradas que desmoronaram com as chuvas. Mencionei que nossas vias precisam de asfalto novo e falei sobre a segurança pública. Nossa cidade está sofrendo com a invasão de bandidos, e por isso pedi um carinho especial quanto ao aumento do efetivo da polícia militar”, concluiu.
   Na foto: O vereador José Luís do Posto, o governador Pezão e o prefeito Dr. Ruy.

Secretaria de Pesca fecha parceria com a

Casa de Recuperação da Caputera
    
ANGRA DOS REIS - O projeto Fábrica de Lanternas Japonesas, desenvolvido por intermédio da Secretaria de Pesca e Aquicultura, ganhou um novo parceiro para dar continuidade às suas atividades. Trata-se da Casa de Recuperação da Caputera, cujos usuários trabalharão na confecção dessas lanternas, que são utilizadas na maricultura. Para dar início ao trabalho conjunto, os técnicos da secretaria de Pesca entregaram, no último dia 4, pratos, cabos e redes para a fabricação de 100 unidades, que serão as primeiras produzidas pelos usuários da casa.
   Antes da entrega do material, porém, dois usuários foram capacitados e aprenderam a confeccionar as lanternas. Os dois serão os monitores de montagem na Caputera. As lanternas produzidas serão utilizadas para a engorda de vieiras pelos maricultores da Baía da Ilha Grande. O projeto Fábrica de Lanternas, cuja sede está localizada na Comisflu, na Japuíba, também tem como parceiros os usuários da Pestalozzi e do Centro de Atenção Psicossocial (Caps).
   A confecção das lanternas gerarão renda para as pessoas envolvidas em sua produção, já que seu custo final será dividido para quem participou da mão de obra e a outra parte vai para a Associação de Maricultores da Baía da Ilha Grande (AMBIG), que destina esse recurso a compra de materiais para a confecção de mais lanternas. Hoje já está garantida a confecção de 1200 peças. O trabalho da fábrica será acompanhado de perto pela Associação de Maricultores da Ilha Grande (AMBIG), que também comercializará toda produção. 


Em Rio Claro cuidados com a dengue
continuam em todo município

   RIO CLARO - A Vigilância em Saúde tem trabalhado visando romper com a transmissão da dengue, através do vetor Aedes aegypti, e vem tomando medidas de grande impacto, em obediência ao Plano Municipal de Contingência da Dengue, para o controle do vetor.
   Uma das estratégias mais importantes foi fundir as ações cotidianas dos Agente Comunitários de Saúde e Agentes de Controle de Endemias. Esta estratégia mostra que o trabalho integrado destes profissionais causa grandes impactos na eliminação de focos. A conscientização da população sobre a situação também é trabalhada, de forma a educar para melhorar os cuidados sanitários para com as residências.
Esta integração teve grande impacto em todo os distritos do município de Rio Claro e muitos focos foram eliminados e pessoas devidamente informadas sobre a importância de sua participação na contenção de surtos e até mesmo de uma epidemia de dengue. Divulgamos, através de jornais e carros de som, a situação epidemiológica e entomológica do município, inclusive com tabelas apontando onde e quantas larvas de Aedes aegypti foram coletadas e identificadas, por rua.
Situação no município
Os casos notificados ou comentados foram todos investigados pela Divisão de Epidemiologia e pelo Programa Municipal de Controle da Dengue.
Em todos os casos considerados suspeitos pela epidemiologia ou pela assistência, os pacientes tiveram o sangue coletado para realização de hemograma, para controle clínico, e enviado ao Laboratório Central Noel Nutels, referência estadual para sorologia de dengue. Os resultados são enviados para a Epidemiologia, conforme informa a tabela a seguir.
   “De acordo com os resultados laboratoriais, informamos que, até a presente data, não houve casos de óbitos por dengue no município de Rio Claro”, esclareceu o gerente de Vigilância em Saúde, Marcos Penna.
Recomendações
A Vigilância aconselha o uso de repelentes registrados na Anvisa, neste período, pois há possibilidade de haver o mosquito alado. O setor alerta também para as epidemias que acometem municípios próximos. Em caso de sintomas da dengue, a recomendação é procurar imediatamente a Unidade de Saúde mais próxima.

  Prefeito de Mangaratiba acompanha a limpeza do município

   MANGARATIBA - As manhãs no município tem sido de muito trabalho para as equipes de limpeza da secretaria de Obras e Serviços Públicos de Mangaratiba, pois diversos funcionários e máquinas estão espalhados pelos distritos da região, realizando a tarefa de limpar todo o município. O prefeito Dr. Ruy Quintanilha também tem arregaçado as mangas e acompanhado de perto todo desenvolvimento de limpeza que vem recebendo aprovação quase que unânime da população.

- Estamos tendo um duro trabalho, pois a cidade estava abandonada, com muito lixo, entulho e rios e canais completamente assoreados, mas vamos aos poucos deixando a cidade limpa, como os moradores gostam e um dos motivos pelos quais os turistas escolhem a cidade para passar os fins de semana. -, frisou Dr. Ruy.

   Enquanto os operários davam uma “geral” em Itacuruçá, limpando ruas, podando árvores e realizando a capina do canal, em Muriqui homens estavam nas ruas do distrito, capinando as ruas e deixando a paisagem do distrito mais bonita. Já em Nova Mangaratiba, os operários tiveram trabalho pesado com a limpeza do canal que corta o bairro. Cerca de 300 metros do canal que fica próximo às Ruínas foram limpos e desobstruídos. Lá foram retirados cerca de 50 caminhões de muito lixo e lama.
  
Vendaval faz prefeitura fazer 
reparos pela cidade
  
MANGARATIBA - Equipes da secretaria de Obras da prefeitura de Mangaratiba percorreram diversos locais no município para reparar os estragos ocasionados pela forte ventania na madrugada da última segunda-feira, dia 11. O local mais afetado foi a Escola Municipal Presidente Castelo Branco, em Muriqui. Cerca de 200 m2 de telhas foram destruídas, além do forro também caiu. Na manhã de ontem, homens já estavam no local fazendo toda a reforma.

   O Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), de Muriqui, também perdeu algumas telhas. No Centro de Educação Infantil Municipal (CEIM) Nilton Xavier, em Itacuruçá, a equipe de Obras acionou a Defesa Civil para retirar uma árvore que caiu no telhado e logo em seguida, iniciou a reposição das telhas. A Escola Municipal Cecília Ferraz, em Itacuruçá, também perdeu parte do telhado e o forro também caiu. Na parte da tarde, funcionário já recolocaram as telhas.

   Segundo o secretário de Obras, Pedro Barbosa, que acompanhou toda a operação, no mesmo dia foi feito todos os reparos emergenciais. “Nesse primeiro momento estamos dando prioridade aos estragos mais graves. Mas todos os danos serão reparados”.


Festa do Divino de Paraty
acontece de 15 a 24 de maio
   PARATY - Atribuída à Rainha Isabel (1271 - 1336), a Festa do Divino chegou ao Brasil trazido pelos colonizadores e acontece em Paraty desde o século XVIII. Realizada no dia de Pentecostes (50 dias após a Páscoa), a festa homenageia a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade. Pelas suas enormes proporções, envolvendo praticamente toda a comunidade, a festa começa a ser organizada um ano antes de sua realização: escolhido pela Paróquia, um "festeiro" administra dezenas de voluntários - às vezes mais de um para cada atividade, seja religiosa ou profana.
Serão dez dias inteiros de missas, ladainhas, leilões, rifas, bingos, bebidas, comidas, danças típicas e shows musicais. 
Confira a programação musical e religiosa:
Sexta 15/05 - 15hs- DJ Marino - 22hs- Banda Heros
Sábado 16/05 - 12hs – DJ Marino - 22hs- Tok Surpresa
Domingo 17/05 - 12hs – DJ Marino - 21h30 – Encerramento Mega Gincana
De Segunda, 18 a Quarta, 20/05 - 19hs – DJ Marino
Quinta 21/05 - 15hs – DJ Marino - 20hs – Show de Calouros
Sexta 22/05 -15hs – DJ Marino - 22hs- Bicho de Pé
Sábado 23/05 - 12hs – DJ Marino - 13h- Regra 3 - 23hs- Art Popular
Domingo 24/05 - 15hs – DJ Marino - 22h- Nako e Raphael

Prefeitura realiza operação tapa buraco
     
MANGARATIBA - A Prefeitura de Mangaratiba realizou na quarta-feira, dia 13, uma operação tapa buraco para recuperar trechos da Estrada São João Marcos e da Rua Fagundes Varela, via de acesso do Centro de Mangaratiba ao bairro Parque Bela Vista. Cerca de 6 km de via foram recuperados. A ação é para restaurar vias com grande fluxo de carros e acesso de pedestres. 
   “Aos poucos estamos colocando os serviços básicos de manutenção da cidade para funcionar. Essa ação é de suma importância para que as vias não se deteriorem ainda mais”, disse o prefeito Dr. Ruy Quintanilha.
   “Vamos continuar atuando para levar uma melhor acessibilidade aos nossos moradores e turistas”, ressaltou o superintendente de Serviços Públicos Douglas Jordão, adiantando que a operação deve retornar na próxima semana na Estrada de Junqueira e na Estrada RJ-14, no trecho que liga Mangaratiba ao Sahy.

Prefeito Martinazzo se encontra com secretário 
Estadual de Desenvolvimento Econômico
  
SEROPÉDICA - O prefeito Alcir Martinazzo, o subsecretário de Indústria e Comércio Fábio Cavalcante, e o empresário e ex-secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Seropédica, Wilson Beserra, se reuniram com o secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Marco Capute, no intuito de buscar soluções para alavancar o desenvolvimento econômico de Seropédica. A visita também funcionou para buscar parcerias e mais investimentos para Seropédica.
   O prefeito Martinazzo destaca que a visita buscou estreitar os laços com o atual secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Marco Capute, tendo em vista o momento econômico e de desenvolvimento em que Brasil está passando.
   A Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado (Codin) foi o segundo órgão estadual visitado por Martinazzo e Fábio Cavalcante, eles foram recebidos pela diretora-presidente, Maria da Conceição Ribeiro. Na oportunidade foi proposto que a própria Codin virá para Seropédica fazer parceria com empresas que pretendam se instalar na cidade, sendo parceira do Parque Industrial do município, que possui uma área de aproximadamente 450 mil m2 localizada na RJ 125, bairro Santa Alice.
   O Prefeito e o subsecretário também se reuniram com o diretor-presidente da Agência Estadual de Fomento (AgeRio), Domingos Vargas. “Na AgeRio conversamos sobre a Sala do Empreendedor, as Linhas de Crédito oferecidas pela agência e apresentamos o projeto do Parque Industrial de Seropédica”, finalizou o Fábio Cavalcante.
Seropédica inicia regularização 
fundiária do município

SEROPÉDICA - Na manhã do último dia 7, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) entregou a Prefeitura de Seropédica algumas terras, o objetivo da doação é auxiliar no processo de regularização fundiária do município.
A assinatura do documento de doação das terras, situadas nos Bairros Piranema e Santa Sofia, foi realizada na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, e contou com a presença de empresários locais, secretários municipais e moradores, além do ex-secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Seropédica, Wilson Beserra, um dos pioneiros na resolução de questões referentes à regularização fundiária no município.
   A maioria dos moradores de Seropédica não possui o título de propriedade da terra, a compra e venda dessas terras se dá mediante um documento particular de ‘promessa de compra e venda’, esta situação trava o desenvolvimento da área, pois grandes empresas que desejam se instalar no local esbarram na fragilidade jurídica dessas localidades, da mesma forma, os moradores não podem oferecer os imóveis como garantia para conseguir financiamento bancário e investir em projetos agropecuários.
   Com a regularização fundiária da cidade a Prefeitura está garantindo o título de propriedade das moradias de Seropédica, o que assegura a dignidade e a segurança jurídica dos moradores. “Além de incentivar a economia regional a regularização fundiária do município tem um significado ainda maior para essas famílias, pois é a emancipação da cidadania, ao terem o registro de imóveis de sua terra”, disse Martinazzo, prefeito de Seropédica. “Dos 284 km2 da cidade de Seropédica, 80% do território pertence à Fazenda Nacional de Santa Cruz, área foreira, ou é composto por terras públicas. Só na cidade, cerca de 10 mil propriedades precisam ser regularizadas”, destaca.
   Gustavo Noronha, superintendente do INCRA, destacou o empenho da prefeitura na tarefa de ingressar no programa de regularização fundiária e enfatizou a importância para o município. “A regularização fundiária proporcionará a segurança jurídica aos proprietários e incentivará o desenvolvimento econômico da cidade, facilitando a venda de áreas e a instalação de indústrias”, afirmou.
   A tendência é de que o programa seja dividido em etapas: na primeira, estarão inclusos apenas lotes que pertencem ao poder público (Município, Estado e União); na segunda etapa, os Bairros Santa Sofia e Piranema; e, numa terceira etapa, o Bairro Boa Esperança e assim por diante, todos dentro da Fazenda Nacional de Santa Cruz. “Essa divisão é necessária porque os bairros em áreas públicas, como o Santa Sofia e o Piranema, por exemplo, têm maior facilidade em regularizar e facilidade na emissão dos documentos”, explica Manoel Bulhosa, secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Seropédica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário