domingo, 3 de maio de 2015

NOTÍCIAS DE 26 DE ABRIL À 02 DE MAIO



Pagamento do funcionalismo de Angra
será efetuado até o dia 20

ANGRA DOS REIS - A Secretaria de Administração e Desenvolvimento de Pessoal divulgou esta semana, o calendário de pagamento dos servidores públicos municipais. Na próxima quinta-feira, dia 7, receberão todos os servidores com salários de até R$ 4 mil líquidos, e também os servidores do Saae. Já os servidores que recebem acima de R$ 4 mil líquidos, que somam 1.382 trabalhadores, receberão seus salários até o dia 20 de maio. Os aposentados e pensionistas já receberam na última quinta feira, dia 30.

Tarituba está em festa até este domingo


PARATY - Este é o último fim de semana da Festa de Santa Cruz de Tarituba, que vai até amanhã (domingo), dia 3, quando a população do município e visitantes a partir das 19h, poderão acompanhar as celebrações religiosas e em seguida as apresentações musicais na Praça de Tarituba.
Hoje sábado, dia 2, a Ciranda de Tarituba faz uma apresentação especial, às 21h30. A ciranda é uma dança centenária que mistura características europeias e danças circulares da cultura negra. O grupo é o responsável pela preservação desta manifestação cultural na Costa Verde. Com origem nos bailes populares que reuniam toda a comunidade de Tarituba, onde celebravam a boa pesca ou a boa colheita e, ao mesmo tempo, preservavam esta pérola da cultura popular. A Ciranda de Tarituba é um baile com várias danças: Xiba (ou Cateretê), Cana Verde, Arara, Caranguejo, Chapéu, Caboclo Velho, Flor do Mar, Tontinha e outras. Tudo acompanhado de versos e músicas executadas em violão, viola, cavaquinho, pandeiro e o “mancado”, uma caixa de madeira percutida com tamancos calçados nas mãos. A Ciranda de Tarituba foi ordem ao mérito cultural do Brasil em 2014, concedido pelo ministério da cultura.
Amanhã domingo, dia 3, acontecerá o almoço comunitário e show de prêmios. A noite, fechando as comemorações a partir das 23 horas, o Forró Trio Mangarapira. Ontem sexta, dia 1º, apresentaram-se os sertanejos Nako e Rafael se apresentam às 22h.

Prefeitura recolhe mais de 200 caminhões
de lixo pela cidade

MANGARATIBA - A gestão do prefeito Dr. Ruy Quintanilha, que assumiu o governo de Mangaratiba há 10 dias, vem tendo muito trabalho em relação à limpeza da cidade. Segundo levantamento feito na terça-feira, dia 28, já foi retirado 219 caminhões com todo tipo de lixo nas ruas do município. Ao todo foram 1.782 toneladas de muito entulho, galhada, móveis velhos e lixo residencial.
O prefeito esteve pessoalmente na manhã desta terça-feira acompanhando a limpeza dos bairros Cachoeira I e II, ambos em Muriqui. “Acredito que em cerca de 20 dias conseguiremos colocar toda a cidade em ordem em relação à limpeza urbana. A prova de que o município estava praticamente abandonado, foi a quantidade de lixo que retiramos até agora em apenas nove dias de trabalho”, disse o prefeito.
A Praia do Saco também recebeu uma equipe que fez toda a capina e limpeza na Praça do Skate, local de ponto de encontro de jovens e famílias do distrito. Um caminhão sugador também foi usado para desobstruir ralos e bueiros entupidos.

Nova frota e fim dos aluguéis em Paraty



PARATY - A Prefeitura de Paraty recebeu na última quinta-feira, dia 30, um lote de 10 carros zero quilômetro, adquiridos por licitação para melhorar o atendimento à população e zerar os gastos com o aluguel de veículos. Quando a atual administração assumiu, a frota do município estava totalmente sucateada porque o governo anterior havia tornado prática corriqueira a locação de veículos. Nos primeiros anos da gestão atual, houve um esforço para a redução desse tipo de despesa. Mesmo assim, apenas a Secretaria de Saúde gastou, em 2014, 138.256 reais com o aluguel de carros. Os novos veículos serão destinados à maioria das secretarias e foram adquiridos diretamente da fábrica, o que gerou substancial economia. Também foi adquirido um carro para atender ao gabinete do prefeito. A administração pretende ampliar a economia com o aluguel de veículos com novas aquisições, todas elas feitas diretamente das fábricas. Está prevista a chegada de 12 camionetes pequenas, que também serão distribuídas para as secretarias. No total, a frota renovada terá 43 veículos.

Prefeito e técnicos do Inea visitam
rios e canais de Mangaratiba

MANGARATIBA - A parceria entre Mangaratiba e Governo do Estado começa a render frutos para a cidade. Na manhã do último dia 30, quinta feira, o prefeito de Mangaratiba Dr. Ruy Quintanilha, funcionários da secretaria municipal de Meio Ambiente e um grupo de técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), rodaram por todo o município visitando rios e canais da cidade que necessitam de melhorias e detectando problemas de assoreamento para propor ações que minimizem o transtorno para as comunidades.
A comitiva começou pelo local conhecido como Boca da Barra, na Praia do Saco, onde foram detectados diversos problemas. “O canal está assoreado e quando a maré sobe o problema é ainda maior. Estamos alinhados com a secretaria de Ambiente do Estado para agir em diversas frentes na cidade, entre elas medidas a curto, médio e longo prazos para o Rio do Saco. Vamos elaborar projetos em conjunto com o INEA que deem uma solução para os alagamentos das comunidades, e que também resgatem o rio”, disse Dr. Ruy, que seguiu em seguida para o Canal do leitão, Rua da Palha e Nova Mangaratiba, onde conversou com moradores, ouviu suas necessidades e constatou diversos pontos de assoreamento.
A última parada foi em Itacuruçá. Lá foram constatados problemas com relação a limpeza e capina dos margens do principal rio que desemboca na praia do distrito. O Gerente de Obras e Manutenção do INEA Carlos Ramos se comprometeu em ajudar no que for preciso. “Vamos arregaçar as mangas e agir junto com a prefeitura para resgatar esses locais visitados. Parabenizo o prefeito pela iniciativa de procurar o Estado, buscando o melhor para sua população. Tenho certeza de que essa parceria trará muitos benefícios para a cidade”, concluiu.

Parada de barcos foi restringida
na Ilha de Cataguás


ANGRA DOS REIS – A Delegacia da Capitania dos Portos em Angra dos Reis (DELAREIS), emitiu recentemente, ao governo municipal, um ofício no qual determinava a retirada da ilha de Cataguás do roteiro de visitação turística de Angra dos Reis. O motivo alegado pelo órgão é que há risco iminente para banhistas, uma vez que o processo de embarque e desembarque, por escunas e saveiros, se dá com motores ligados.
Nesta terça-feira, dia 28, a atual e o futuro presidente da Fundação de Turismo, Maria Silvia Rubio e Klauber Valente, acompanhada pelo Vice-Presidente do Conselho Municipal de Turismo (ComTur), Cipriano Feitosa, e os Conselheiros Anderson Zumpano e Daniela Millan, participaram de uma reunião com o Delegado da Capitania dos Portos em Angra dos Reis, o Capitão de Corveta, Manoel Antônio da Cruz. Em pauta, a busca por uma solução para o problema da segurança em Cataguás e a liberação do embarque e desembarque de escunas no local.
A proposta da Capitania dos Portos é que seja criada, nas proximidades de Cataguás, um local onde até três saveiros possam ficar apoitados. Ficou acertado entre e Delegacia, a TurisAngra e o representante do COMTUR, que as empresas de turismo que fazem Cataguás como roteiro, vão providenciar as bóias, onde serão amarradas as embarcações, cada escuna ficará com uma boia na proa e na popa, permitindo a segurança dos banhistas naquela localidade.
Seropédica dará início à vacinação
contra Influenza H1N1


SEROPÉDICA - A Secretaria de Saúde e Defesa Civil de Seropédica iniciará no próximo dia 4 de maio a vacinação contra a gripe H1N1. Os pais de crianças menores de 5 anos que ainda não levaram os filhos para receberem a primeira dose da vacina terão uma segunda chance. As pessoas que têm doenças crônicas, gestantes e idosos também poderão se vacinar.
Pretendemos vacinar todas as crianças, gestantes, idosos e pessoas com doenças crônicas, montamos esta estratégia para atingir todo o município”, declarou o secretário de Saúde e Defesa Civil, Dr.º Artur Corrêa.
A vacinação da contra a gripe Influenza começará dia 04/05/2015, serão vacinados:
- Crianças de 6 meses a 2 anos de idade;
- Idosos a partir de 60 anos;
- Gestantes;                                                                                     
- Puérperas;
- Trabalhadores da área de Saúde;
- Pessoas doenças crônicas.
A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar a complicações graves e até mesmo à morte, especialmente nos grupos de alto risco, que são as pessoas com as características citadas no parágrafo anterior.
Esta ação envolve as três esferas gestoras do Sistema Único de Saúde (SUS), contando com recursos da União, das Secretarias Estaduais de Saúde (SES) e Secretarias Municipais de Saúde (SMS). Estima-se o funcionamento de aproximadamente 65 mil postos de vacinação, com o envolvimento de 240 mil pessoas e a utilização de 27 mil veículos (terrestres, marítimos e fluviais).

Cinema é palco da aula inaugural do Galpão Aplauso



PARATY – O Cinema da Matriz foi palco da aula inaugural do Galpão Aplauso, onde os jovens do curso de auxiliar em infraestrutura foram recebidos por autoridades de Paraty A aula inaugural da primeira turma do Galpão Aplauso aconteceu no último dia 29. O curso de auxiliar em infraestrutura é uma realização da Prefeitura de Paraty, através da Secretaria Municipal de Cultura, com o apoio da Comunitas.
O evento no Cinema da Matriz, teve a presença do prefeito Casé, da diretora executiva do Galpão Aplauso, Ivonette Albuquerque, e de alunos e professores do curso. As secretárias Cristina Maseda (Cultura) e Cristina Trindade (Promoção Social) e o presidente da Câmara, Luciano Vidal também acompanharam a aula inaugural.
Diante dos alunos, Casé disse que estava muito feliz com essa parceria, e com mais essa conquista para os jovens moradores da cidade. “Sei o quanto é importante termos cada vez mais cursos profissionalizantes disponíveis para a população da cidade. Estamos sempre em busca de novas oportunidades para todos.”, afirmou o prefeito.
A diretora executiva do Galpão Aplauso mencionou a importância do curso de infraestrutura, uma vez que alunos mais bem colocados podem fazer parte do quadro funcional da empresa que faz as obras de saneamento básico na cidade. “Entendemos que o projeto tem uma maneira especial para inserir cada um desses jovens aqui presentes no mercado de trabalho. Ter uma profissão e um salário, para conquistar seu espaço profissional e ter mais qualidade de vida é essencial”, concluiu.
O curso tem duração de seis meses, onde os alunos terão aulas técnicas de auxiliar de infraestrutura, português, matemática, teatro e circo. As aulas acontecem no Cinema da Matriz, de segunda a quinta-feira, nos horários da tarde e noite. Todos os alunos recebem bolsa no valor de R$120 e lanche.
Aqueles que tiverem bom rendimento podem trabalhar nas obras de saneamento básico da cidade.

Prefeitos de Rio Claro, Barra Mansa e Angra solicitam fim de concessão ferroviária


RIO CLARO - O prefeito de Rio Claro, Raul Machado, assinou, juntamente com os chefes dos governos municipais de Angra dos Reis (Conceição Rabha) e Barra Mansa (Jonas Marins) ofício endereçado à Agência Nacional de Transportes Terrestres. No documento, os prefeitos solicitaram ao diretor geral do órgão, Jorge Luiz Macedo Bastos, o fim da concessão para a Ferrovia Centro Atlântica (FCA) do trecho que liga Barra Mansa a Lídice – distrito de Rio Claro. Desde 2009, a linha está desativada e a intenção do poder público é urbanizar a área.
Esta linha serviu durante muitos anos para o transporte de café, produtos de aço e mercadorias agrícolas, que vinham do interior do país para o porto de Angra dos Reis para exportação. Entretanto, há aproximadamente seis anos foi desativada, em função do esvaziamento econômico.
Em muitos trechos já não existem os trilhos, que foram arrancados. Na serra de Angra dos Reis também houve um acidente que ocasionou o desmoronamento de terra, impedindo a passagem de qualquer composição em um trecho da ferrovia.
Diante dessa situação, as três prefeituras decidiram solicitar a extinção dessa concessão. No ofício encaminhado à ANTT é solicitada a extinção apenas do trecho de 40 quilômetros entre Barra Mansa e Lídice. Este trecho seria mantido para fins turísticos, já que existe a intenção, por parte dos dois municípios, de reativar o Trem da Mata Atlântica.
Caso o pedido seja aceito, as três prefeituras irão solicitar o apoio do Governo do Estado para a duplicação da RJ-155 nesse trecho. Nas áreas urbanas, ficará a cargo das prefeituras a realização das obras de melhorias.

Comemorações em homenagem a São Jorge tomam as ruas de Mangaratiba

MANGARATIBA – O último final de semana foi de muita demonstração de fé em Mangaratiba. A tradicional Cavalgada de São Jorge marcou presença no último domingo, dia 26, em vários distritos da cidade. Na Praia do Saco, por exemplo, o evento arrastou dezenas de pessoas. Mas de 100 cavaleiros e amazonas percorreram do Centro da cidade até o bairro de Nova Mangaratiba.
Os festejos de São Jorge, que começaram na quinta-feira, 23, foram encerrados na maioria dos distritos no domingo, com a tradicional feijoada. Em Muriqui os fiéis percorreram a RJ-14 acompanhando a imagem do santo, que foi levada até a paróquia de Nossa Senhora das Graças, onde foi rezada uma missa em homenagem ao santo guerreiro. A prefeitura da cidade através da secretaria de Trânsito apoiou os eventos.
O prefeito Dr. Ruy Quintanilha parabenizou as comunidades pelas lindas homenagens a São Jorge. “São Jorge é o santo guerreiro, e têm muitos devotos dentro do município. Essa celebração vem sendo ampliada a cada ano, pois temos diversas comunidades que se organizaram para homenageá-lo. Parabéns a todos pelas belíssimas demonstrações de fé e que São Jorge possa intervir junto a Deus pela nossa cidade”, destacou Dr. Ruy.

Defesa Civil apresenta novo diretor em reunião


RIO CLARO - A Coordenadoria de Defesa Civil de Rio Claro foi representada em recente reunião realizada na sede da Feira da Roça, em Quatis, por Wilton Goulart que esteve no encontro onde foi apresentado o novo diretor do Departamento Geral de Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro (Dgdec), Paulo Renato Vaz.
Durante a reunião foi exposto o intuito de gerar novas propostas de trabalho a serem desenvolvidas na região, no que diz respeito à prevenção de riscos e desastres naturais.
Participaram as 16 unidades de Defesa Civil do Sul do Estado, pertencentes à Redec Sul. Estiveram na reunião, os prefeitos de Quatis, Porto Real e Rio das Flores, o coordenador da Redec Sul, Mauro Franzoni, e secretários municipais.

Rio de Janeiro terá apoio de Seropédica durante
os Jogos Olímpicos Rio 2016


SEROPÉDICA - O prefeito de Seropédica, Martinazzo, participou na última quarta-feira, dia 29, no Palácio da Cidade, em Botafogo, de uma reunião com prefeitos da Região Metropolitana do Rio de Janeiro e do Grande Rio para tratar do impacto dos Jogos Olímpicos (Rio 2016) sobre a logística e o cotidiano dos municípios.
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, apresentou os planos de logística criados para a capital durante os Jogos Olímpicos de 2016. No encontro Paes pediu a adesão dos municípios para a criação de dois feriados que já estão previstos na capital durante o evento (15 e 18 de agosto), a concessão de férias a servidores e mudanças no calendário escolar do ano que vem, com férias ampliadas de 1º a 28 de agosto.
Segundo Paes todas as prefeituras representadas no encontro demonstraram “simpatia” pela proposta e esse apoio é fundamental para o sucesso do evento. Ele destacou, sobretudo, os municípios da Baixada, de São Gonçalo e de Niterói, que já anunciaram a colaboração. Paes solicitou à Câmara de Vereadores autorização para decretar rodízio de automóveis na cidade e mais feriados durante as Olimpíadas, como medida emergencial.
Martinazzo declarou que irá analisar a adesão do município à solicitação de corroboração das propostas sugeridas por Paes. “Iremos analisar a necessidade e a viabilidade de acompanharmos as sugestões do prefeito Eduardo Paes, de programarmos feriados, entre outras ações para minimizar o impacto dos Jogos na cidade e também facilitar o deslocamento de nossos munícipes durante os Jogos Olímpicos”, destacou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário